5 carreiras que estão em alta para quem, faz ou já fez, Administração de Empresas

5 carreiras que estão em alta para quem, faz ou já fez, Administração de Empresas

Estima-se que o profissional graduado em administração pode atuar em mais de 20 áreas diferentes. E ele será o responsável por compreender e identificar oportunidades de negócios no mercado. Entre as muitas funções que ele pode desempenhar, podemos citar gerir recursos financeiros, humanos e tecnológicos, liderar equipes e tomar decisões importantes para o sucesso da organização, e muito mais!

O curso de Administração dá ao estudante conhecimentos amplos, por isso, a grande versatilidade desses profissionais, o que aumenta muito a empregabilidade. Não por acaso, o mercado de trabalho é bastante abrangente e oferece inúmeras oportunidades, afinal, empresas de todos os setores precisam de recursos humanos especializados em gestão.

Os administradores podem trabalhar em empresas públicas, privadas, startups ou até mesmo como consultores autônomos. Nos momentos de baixa econômica, o profissional ganha importância para otimizar custos, racionalizar investimentos e aumentar a produtividade. Já nos momentos de alta, com o mercado aquecido e a produção a pleno vapor, as oportunidades evidentemente crescem.

Com MBA em Comércio Exterior e atuação no setor de supply chain de uma multinacional, Rodrigo Santos, ressalta que o mercado costuma ter uma alta exigência com os administradores. A análise de cenários, a reflexão sobre possíveis soluções e a capacidade de condução de uma equipe são qualidades consideradas essenciais para o sucesso das empresas. Segundo ele, é por isso que um bom administrador precisa investir em qualificação profissional. Este é o segredo para se destacar e conseguir alcançar melhores posições e, claro, reconhecimento.

“O administrador precisa estar preparado para lidar com a tecnologia em quase todos os momentos da sua carreira. Sistemas e softwares surgem diariamente para melhorar resultados, reduzir custos e automatizar processos. A adaptação a esses desafios está intimamente relacionada à necessidade de capacitação constante”, afirma Santos.

Para ele, outras características essenciais do administrador, tradicionalmente ligadas a esse nicho de atuação, ganham novos significados e continuam relevantes. Boa comunicação, capacidade de gerir projetos e de mediar conflitos, habilidade para desenvolver pessoas e flexibilidade estão sempre em alta e nunca saem de moda.

Em entrevista ao site Vagas.com, a pesquisadora Luciana Yeung, ressaltou que a área de administração já é bem antiga, mas, dentro dela, há subáreas bem mais novas, como sustentabilidade e gestão internacional, que vêm ganhando peso nas empresas. Recentemente, também vêm conquistando espaço áreas bem específicas como a esportiva, a hoteleira e os mercados de luxo.

Leia também: As muitas áreas da administração e suas funções

Aliás, mesmo as áreas mais tradicionais da administração vêm apresentando inovações. “Por exemplo, em marketing agora temos foco em novos consumidores, mídias digitais e estatística para traçar perfil do consumidor”, diz Luciana. Em recursos humanos, a novidade é a gestão de empresas multinacionais e multiculturais. “Há várias frentes de inovação e tendência que vêm acompanhando o desenvolvimento da tecnologia e a dinâmica dos mercados”, afirma.

Os profissionais de administração cada vez mais devem ter forte capacidade analítica – de observação, síntese e interpretação de dados – com habilidade de resolução de problemas. “No fim das contas, ele e um ‘resolvedor de problemas’ porque onde quer que esteja, independentemente do tipo de empresa e da função que assumir, ele vai resolver problemas”, fala Luciana.

Para isso, um bom administrador também deve saber usar instrumentais quantitativos (estatística, matemática etc.) “Isso não é novo, mas, infelizmente, até um passado não muito longínquo, esse profissional com forte capacidade analítica era sempre um engenheiro”, conta a pesquisadora. Segundo Luciana, atualmente os administradores já disputam espaço com os colegas que vêm da engenharia e já há escolas que preparam seus alunos com excelente formação analítica.

Em alta: cinco carreiras que são tendência para administradores

Além de dar uma dimensão mais real e específica sobre as possibilidades de atuação de um profissional formado em administração, conhecer as áreas desse campo do conhecimento pode ajudar quem está se decidindo pela profissão que deseja seguir. Por isso, listamos a seguir cinco das áreas mais promissoras para atuação profissional de um administrador de valor. Confira!

  1. Gestão de projetos

Um bom gestor de projetos é aquele capaz de reduzir custos, aumentar a eficiência e a qualidade dos processos, utilizando metodologias Project Management Body of Knowledge (PMBOK) para garantir o sucesso do projeto. São indispensáveis em várias organizações.

“A gestão de projetos nada mais é do que o uso de técnicas, habilidades e ferramentas com o intuito de garantir o sucesso de um empreendimento. Trata-se dos esforços para conquista de uma meta específica, com um orçamento e um cronograma que foram determinados anteriormente. O gerenciamento envolve todas as etapas até o alcance dos resultados. Do planejamento à finalização, passando pelo controle das atividades e pela efetuação do proposto”, explica Santos.

Além disso, é função da gestão cuidar das mudanças e imprevistos que aconteçam ao longo do projeto de maneira a controlar as adversidades da melhor forma possível para evitar o aumento excessivo de custos e garantir que os prazos sejam cumpridos. Dessa forma, o administrador é o responsável para que tudo seja eficiente e rentável.

  1. Análise de dados

Administradores são responsáveis por tomar decisões baseadas em evidências e identificar tendências de mercado através da análise de dados. Aqui utilizam ferramentas como Python, R e SQL, que serão tão importantes para o gerenciamento de projetos e tomada de decisão na empresa.

O administrador de empresas, por ter uma visão sistêmica e estratégica, pode apostar no Business Intelligence para transformar os dados coletados em poderosos insights para promover melhorias, otimizar e potencializar seus negócios. Isso resultará em gestão da informação; identificação de erros anteriores; avaliação da produtividade dos colaboradores; e melhorias na experiência dos clientes.

  1. Marketing digital

Em um mundo cada vez mais digital, o administrador pode utilizar o marketing digital com habilidades e estratégia de conteúdo, análise de dados e SEO, por exemplo, para atrair e engajar clientes. Hoje é uma demanda indispensável em várias organizações.

Colocar o marketing digital em prática é promover a marca e o produto através de mídias digitais. Por ser feito online, ele consegue atingir uma quantidade muito grande de pessoas, principalmente clientes potenciais e consumidores. E o melhor é que não precisa de grandes investimentos.

  1. Gestão financeira

Um bom gestor financeiro é responsável pela sustentabilidade e lucratividade de uma organização, por isso há uma forte necessidade por profissionais qualificados no ramo. É necessário conhecimento em análise de dados financeiros, investimentos, orçamento e estratégias de gestão de risco.

Essa é uma das áreas mais tradicionais e o foco de grande parte das pessoas que buscam o curso de Administração. O administrador atua em múltiplas tarefas, por exemplo, controlando o uso dos recursos financeiros para garantir a saúde do negócio e aumentando a lucratividade. Ele também precisa cuidar do orçamento, preocupando-se com os pagamentos, com os impostos e com outras responsabilidades.

Com todas essas informações, é possível participar do processo de tomada de decisões, já que ele é uma das pessoas capacitadas para dizer se a operação não trará prejuízo ou colocará o negócio em uma situação financeira complicada.

  1. Empreendedorismo

Neste nicho, o administrador é fundamentado com técnicas de liderança, criatividade e inovação. Aqui ele utiliza seus fundamentos em plano de negócios, estratégia de marketing, finanças, gestão de recursos humanos, dentre outros.

Ao contrário do que muitos pensam, administração e empreendedorismo não são opostos. Empreender significa buscar um modo novo de fazer algo, criar soluções, desvendar oportunidades. Com uma boa noção de ferramentas administrativas, conduzir um empreendimento ou ter uma atitude empreendedora se torna mais fácil e seguro.

O pensamento administrativo por si só já é uma grande vantagem para o empreendedor. Porém, de forma prática, a administração oferece ferramentas muito eficazes para as mais diversas situações de um negócio, como Business Model Canvas; Análise SWOT; plano de negócios; plano de marketing; e missão, visão e valores.

Administradores de Valor

A Faculdade de Administração do ICTQ possui nota máxima no MEC e está presente em todo o País. A instituição nasceu do perfil de trabalho de um grupo que por meio da pesquisa e do desenvolvimento focado no mercado farmacêutico e suas necessidades vem contribuindo com a formação e o aprimoramento da área.

Você quer ser um administrador bem-sucedido? Invista no seu futuro!

Graduação 100% digital. Acesse: https://administradoresdevalor.com.br/

Veja mais materias sobre:

admistração , carreira adm, Administração

Redes Sociais

Atendimento

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados)

Telefones:

    • 0800 602 6660

Whatsapp:

Email:

relacionamento@administradoresdevalor.com.br

Dúvidas:

ictqresolve@ictq.com.br

Endereço

Campus I:

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

Fale conosco

adm de valor e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC